A Eletrobras Chesf, desde 2015, vem trabalhando na aplicação de soluções a partir de inteligência analítica (Business Intelligence) - BI e na internalização da cultura Data-Driven Business, de forma que a empresa possa utilizar dados oriundos de diversas fontes, incluindo extrações automatizadas realizadas por robotização de processos, Robotic Process Automation - RPA e cruzando-os a fim de gerar insights para impulsionar os negócios. “Estas soluções permitem a tomada de decisões assertivas através de fatos e dados eliminando subjetividade e vieses, e estão contribuindo para a sustentabilidade financeira da empresa (dinheiro em caixa, custos evitados e melhoria de processos)”, destaca Paulo Simões, superintendente de Tecnologia da Informação da Companhia.
Segundo o superintendente, “nesta linha temos atualmente uma cultura de transformação digital madura e em constante ampliação e consolidação. Na qual, investimentos são realizados com propósito claro e específico de agregação de valor para a empresa”. Atualmente a Empresa possui mais de 200 soluções analíticas, construídas em conjunto com as áreas de negócio, permitindo a otimização nos processos de gestão desde áreas operacionais até às estratégicas.
Como evolução natural, a Companhia passou a trabalhar fortemente no conceito e implantação de soluções em Advanced Analytics, baseadas em análise autônoma ou semiautônoma de dados, usando técnicas e ferramentas sofisticadas, para alcançar insights mais profundos, fazer previsões ou gerar recomendações a partir de técnicas analíticas avançadas, envolvendo a modelagem preditiva, através da mineração de dados/texto, aprendizado de máquina (machine learning), identificação de padrões, análise de semântica, análise de sentimento, estatísticas multivariáveis, geração de cenários, dentre outros. Isto possibilita a tomada de ações, em tempo real, de forma que não conformidades sejam tratadas de maneira a não comprometer os resultados e metas planejadas.
Fotos: Acervo Eletrobras Chesf