A chegada de um novo ano sempre traz reflexões e expectativas de renovação, e na Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) isso é fato. Em 2023, a Empresa estará completando 75 anos de existência, reforçando seu comprometimento com a entrega de soluções sustentáveis e inovadoras na geração de energia elétrica para a Região Nordeste e para o Brasil.
A história iniciou aos 15 de março de 1948, quando a então Chesf foi criada, sendo a primeira empresa pública de eletricidade do País. O objetivo era gerar energia elétrica para grande parte da Região, a partir das quedas d’água do Rio São Francisco, aproveitando o seu rico potencial hidrelétrico.
Desde sua criação, a Eletrobras Chesf é reconhecida pelo seu envolvimento socioambiental e por ser vetor do desenvolvimento da Região Nordeste, onde mantém a maioria de suas instalações.
Com produção distribuída para as regiões Norte/Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste, a Companhia conta com potência total instalada em sua geração corporativa de 10.460,43 MW. A ela, somam-se outros 2.642,95 MW em Sociedades de Propósito Específico (SPEs), chegando a 13.103,38 MW. Isso representa 20,7% do total instalado nas Empresas Eletrobras.
Baseada em fontes limpas, sua geração é concentrada na Região Nordeste, com 12 usinas hidrelétricas e 14 parques eólicos. As operações de transmissão são realizadas por meio de um sistema composto por mais 20 mil quilômetros de linhas em operação, além de 158 subestações.
Norteando suas atividades em quatro pilares – Governança, Prosperidade, Pessoas e Planeta – a Empresa prioriza fatores econômicos, ambientais, sociais e de governança (EESG, na sigla em inglês). O compromisso é com o desenvolvimento socioeconômico e o respeito ao meio ambiente, que sempre fizeram parte dessa trajetória.
Com energias renovadas, em 2023, a Eletrobras Chesf se orgulha das suas grandes realizações, tendo como protagonistas mulheres e homens valorosos, pioneiros e pioneiras dos novos tempos, das novas conquistas e do amanhã que começa agora.