Sign In

LT São Luís II/São Luís III C2 energizada

Sistema Chesf Publicado em 04/11/2021

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) concluiu e disponibilizou para operação comercial a linha de transmissão – e terminais associados - em 230 kV, conectando as subestações São Luís II e São Luís III, em circuito simples e extensão de 35 km, na Região Metropolitana da capital maranhense. A linha foi energizada em carga, no último dia 30 de outubro, e recebeu investimentos da ordem de R$ 36 milhões.



Objeto do lote C do leilão Aneel 05/2009, esse empreendimento foi incorporado pela Chesf quando da aquisição da extinta TDG S.A. (Transmissora Delmiro Gouveia). A linha tem o objetivo de evitar a perda temporária de toda a energia que supre os consumidores atendidos pela SE São Luís III, em caso de saída de operação do único circuito existente entre essa subestação e a SE São Luís II, além da necessidade de transferência de toda a carga de São Luís III para a SE São Luís I para recomposição do seu suprimento de energia. 



ativo vai gerar uma Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 2,9 milhões, aos cofres da Empresa, em valores atuais, e amplia a capacidade de atendimento às cargas conectadas à Rede Básica na Região Metropolitana de São Luís do Maranhão, agregando maior confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional (SIN).


Foto: Leonardo Almeida