Sign In

Projeto Lagos do São Francisco

Sustentabilidade Publicado em 15/07/2021

O Projeto Lagos do São Francisco, parceria entre a Chesf, a Embrapa Semiárido e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), promoveu, durante o mês de junho, ações de capacitação em beneficiamento de leite para produtores rurais dos municípios de Pariconha, Delmiro Gouveia e Olho D’Água do Casado, em Alagoas, Paulo Afonso, na Bahia, e Poço Redondo, em Sergipe. 

Nos cursos, os participantes conheceram boas práticas do processamento de leite e seus derivados, com orientações sobre higiene pessoal para manipulação de alimentos, equipamentos, uniformes e acessórios adequados, embalagem, armazenamento, tratamento de resíduos, além de noções básicas sobre custos e comercialização.

Também foram realizadas demonstrações práticas para elaboração de queijos dos tipos minas frescal, coalho tradicional, coalho com orégano, ricota, mussarela em barra e em trança. Os participantes aprenderam ainda a produzir iogurte em diversos sabores, achocolatados com aproveitamento do soro de queijos pasteurizados, sorvetes, doce de leite pastoso e ambrosia.

Para Socorro Fernandes, assessora da Superintendência de Comunicação e Relações Institucionais da Chesf, que esteve presente na capacitação em Delmiro Gouveia, esta ação do projeto ainda agregar mais valor pois envolve as esposas dos produtores, constituindo mais uma fonte de renda e empoderamento da família rural.

Foto: Acervo Chesf