Sign In

Chesf realiza simulados em Pedra e Funil

Sistema Chesf Publicado em 08/06/2021

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) realizou hoje (8), na Usina da Pedra, em Jequié,  e fará amanhã (9), na Usina de Funil, em Ubaitaba, ambas na Bahia, simulados de abandono de área com cenário de Segurança de Barragens.  Os simulados são eventos rotineiros para treinamento de segurança das equipes da Chesf e de empregados de empresas contratadas, dentro das atividades programadas anualmente.

Na Usina da Pedra, que tem potência instalada de 20MW, hoje, participaram do evento 17 pessoas, entre chesfianos e empregados de empresas contratadas. Em Funil, com 30MW, participam do simulado, amanhã, cerca de 30 pessoas. 

“Embora improváveis, falhas graves de segurança somente podem ser evitadas com treinamento, com observação constante, tendo a Segurança como valor empresarial da Companhia”, afirmou Luiz França Júnior, gerente do Departamento da Operação Regional de Salvador, responsável também pelas instalações em Jequié e Ubaitaba.

“A Segurança de Barragens vem se somar aos cenários previstos nos treinamentos de rotina, realizados pela área de Segurança do Trabalho da Chesf, demonstrando a relevância que a Chesf sempre tratou as questões de segurança. Estamos na fase de implantação dos Planos de Ação de Emergência (PAE) de nossas usinas e, é importante destacar que a parceria, que já vem acontecendo junto às defesas civis estadual e municipais, é fundamental para o sucesso do projeto, para que possamos trabalhar unidos numa cultura prevencionista”, disse Patrícia Neves, assessora da Diretoria de Operação da Chesf.

Todas as usinas da Chesf realizam esses treinamentos periodicamente.

Nas fotos, além da Usina da Pedra, no Rio de Contas, estão os pontos de encontro interno e externo à instalação, onde são feitas a conferência de dados.

Simulado_Pedra.png

Simulado_Pedra2.png

Usina_Pedra.png

Fotos: Tatiana Learth