Sign In

Chesf qualifica técnicos para Geração Híbrida

A Empresa Publicado em 03/05/2021

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) iniciou, neste mês, capacitação de Mestres e Doutores em P&D+I voltada para contratação de projeto junto à Aneel sobre Sistema Inteligente com aerogerador integrado às fontes de energia solar, storage e hidráulica, em uma geração híbrida de energia elétrica.


"O projeto de estudo tem como seu objetivo principal o desenvolvimento de um sistema inteligente de geração híbrida para P&D e com controle apto à operação e manutenção estável e melhorada, com simuladores em tempo real para otimização de desempenho e com capacidade de produção qualificada baseada em previsão temporal do sistema em escala de hora, dias e meses", explicou o engenheiro José Bione, gerente da área de P&D+I.


O Projeto contempla, em uma de suas etapas, o Programa de Capacitação de Mestres e Doutores, que permitirá à Chesf a implantação deste Programa de forma ampla para a Empresa, tendo como agentes promovedores da ação o Centro de Desenvolvimento e Inovação, e a Educação Corporativa da Companhia.


A ação ficará sob a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial (MCTI), do Centro Universitário Senai Cimatec, com a colaboração de professores da UFPE e seu programa de pós-graduação.


Turmas especiais serão formadas e de acordo com as características e escopo do Projeto. Será seguido o calendário e regulamento acadêmico do MCTI, com possibilidade de orientações ocorrerem também em Recife, como forma de melhor se adequar às possibilidades dos colaboradores da Companhia.


Bione salientou que, além da publicação de edital para inscrição e seleção dos candidatos, foi realizado, no dia 29, workshop para os interessados. "É uma oportunidade acadêmica para os empregados da Chesf e uma oportunidade de desenvolvimento tecnológico e científico da Companhia no mercado de energias limpas, renováveis com geração híbrida".