Sign In

Chesf inova em inspeção de LT e reduz custos

Sistema Chesf Publicado em 20/04/2021

Desde o início deste ano, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), através do Departamento de Operação Regional de Recife, adotou como inovação e estratégia a realização das inspeções de patrulhamento em linhas de transmissão por suas equipes de Operação e Manutenção.

Um dos principais objetivos é patrulhar, preventivamente, as linhas que estão mais próximas à Subestação, aproveitando o quadro existente de técnicos da Operação e Manutenção na SE e pronto atendimento às ocorrências de saídas de LT, sendo mais ágil na identificação da causa do desligamento por estarem mais perto das mesmas.

Com isso, ganha-se tempo na normalização dos ativos, evitando maiores custos com a Parcela Variável (PV), sem a necessidade de deslocamentos de equipes da Sede, o que reflete na redução de custos de deslocamento e otimização da mão de obra.

Ministrado pela Divisão Regional de Manutenção da Transmissão de Recife, o treinamento das equipes constou de teoria e prática de campo, e a primeira parte forneceu conhecimentos básicos da atividade de inspeção de LT, desde os principais normativos, consulta ao Sistema SAP, com foco em linhas de transmissão, seus principais defeitos e equipamentos utilizados nas atividades.

Na segunda parte, cada treinando teve a oportunidade de praticar os conceitos estudados em sala de aula, realizando uma inspeção de patrulhamento com o acompanhamento de um dos supervisores da Divisão, nas linhas de transmissão da Subestação Pirapama II (PE), onde inicialmente o trabalho foi implementado, nas LT Recife II/Pirapama II (04C1) e Jaboatão II-Pirapama II (04J2).

“Este novo processo proporcionará ganhos importantes, não só preventivamente, mas, ainda, quando de ocorrências no sistema com ênfase na inspeção em cadeias de isoladores quanto à sua integridade, vegetação perigosa, invasões na faixa de servidão e impedimentos de acesso”, afirmou Guilherme Albuquerque, gerente da Divisão.

Inova_Inspeção2.jpg

Inova_Inspeção3.jpg

Fotos: Elvis Santana e Dário Silva