Sign In

Chesf realiza com sucesso 1º leilão I-RECs

Negócios Publicado em 29/03/2021

A Companhia Hidro Elétria do São Francisco (Chesf) realizou, na última sexta-feira, 26, o seu primeiro Leilão de Certificados de Energia Renovável – I-RECs, ofertados para dar comprovação de origem renovável da energia consumida, referente ao ano de 2020. Houve participação ativa das empresas proponentes, e os negócios realizados não só cobriram os custos envolvidos, como também proporcionaram relevante ganho para Companhia, principalmente por ser tratar de uma nova demanda no mercado que está surgindo no setor de energia elétrica.

“O resultado deste primeiro de muitos leilões deixou a Empresa satisfeita e demonstrou o quão relevante têm se tornado para o mercado iniciativas voltadas para o fomento de práticas sustentáveis”, afirmou Ricardo Correia, superintendente de Comercialização de Energia.

Ao adquirir um certificado de energia renovável – IREC, o consumidor é capaz de comprovar a origem da energia consumida. Além de dar um sinal ao mercado de que está comprometido com pautas ambientais, esse investimento ajuda no cumprimento das metas de sustentabilidade, pois permite o abatimento das emissões de gases de efeito estufa no Programa Brasileiro GHG Protocol (Greenhouse Gases Protocol), método utilizado para registro e publicação de inventários de emissões de GEE. O GHG Protocol é um padrão de quantificação de emissões compatível com a norma ISO 14.064, que oferece uma estrutura de contabilização de gases de efeito estufa.

“A procura por certificados de energia renovável é uma crescente e sinaliza um novo mercado, focado na redução de emissão de gases de efeito estufa e no meio ambiente”, salientou Ricardo.

Foto: André Schuler