Sign In

Viveiro da Chesf produz 100 mil mudas por ano

Sustentabilidade Publicado em 18/03/2021

Nove municípios e doze comunidades próximos à Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco receberam mais de 600 mudas, nos últimos dois meses, produzidas pelo do Viveiro Florestal de Xingó, da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), localizado em Piranhas (AL), referência na produção de espécies do bioma Caatinga.

Com produção de dois milhões de mudas ao longo de mais de 30 anos de sua existência, o Viveiro atende às demandas das ações ambientais da Empresa, mantendo a distribuição de 100 mil mudas nativas por ano.

De 23 de fevereiro e 7 de março, o Viveiro Florestal participou da 3ª Oficina de Capacitação do Subprograma de Prevenção, Controle e Monitoramento de Queimadas da Linha de Transmissão de 230kV que interliga Paulo Afonso (BA) a Bom Nome (PE) e, também, com a Linha de Transmissão, de 500kV, de Luiz Gonzaga (PE) a Milagres (CE).

A distribuição de mudas contou com evento com a participação da população de cada comunidade envolvida. As atividades foram conduzidas pela equipe de Meio Ambiente da Chesf, com a participação de Sheila Barros Melo, Thiago Oliveira, responsáveis pela oficina, e Névio Spadoa, responsável pelo Viveiro Florestal, além da presença do encarregado, Eraldo Martins de Souza (Cerne Ambiental – Contratada).

“A Chesf tem programas ambientais consolidados nas regiões onde os seus empreendimentos estão inseridos e contribui com a doação de mudas, transferência de tecnologia e orientação para o plantio, bem como na educação ambiental”, declarou Thiago Vieira de Aragão, gerente de Departamento de Meio Ambiente para Exploração, que acompanha os empreendimentos da Chesf com ações ambientais.

O gerente explicou que todo o excedente da produção do Viveiro é doado a instituições públicas, organizações não governamentais e pequenos proprietários da região. “O Viveiro também recebe um significativo número de visitantes, estudantes de escolas e universidades, sendo fonte de conhecimento e estímulo à preservação ambiental”, declarou.


Viveiro2.jpg

Viveiro1.jpg

Fotos: Acervo Chesf