Sign In

Chesf e Codevasf realizam ação ambiental

Sistema Chesf Publicado em 29/12/2020

No último mês de novembro, por iniciativa do IBAMA, foram inseridos 15 mil alevinos e juvenis de curimatã, espécie nativa do rio São Francisco, na Lagoa dos Campinhos, no município de Amparo do São Francisco (SE). A ação de repovoamento deve contribuir com o período de defeso na bacia hidrográfica. A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) foram convidadas a participar da ação.

Os peixes produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (CIB), unidade mantida pela Codevasf na zona rural de Neópolis (SE), são parte de uma iniciativa em parceria com a Chesf que também realizou a doação de 3 mil mudas de árvores nativas para reflorestamento das matas ciliares da região.

A Lagoa dos Campinhos está localizada em uma área quilombola e possui ligação com o rio São Francisco por meio da porta d’água. Devido a essas características, a lagoa funciona como um berçário natural para a reprodução de peixes e, portanto, possui grande importância para a preservação da fauna pesqueira na região. O plantio de mudas, por sua vez, deve contribuir para a recomposição de matas ciliares na localidade.

Acao_Ambiental2.jpg

Acao_Ambiental3.jpg

Fotos: Albino Leal