Sign In

Transferência do HNAS avança

A Empresa Publicado em 14/10/2020

Há mais de 60 anos, por ocasião da instalação do Complexo de Usinas de Paulo Afonso, na Bahia, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) construiu o Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), para prestar atendimento de saúde às pessoas envolvidas no empreendimento e, ao longo do tempo, o HNAS foi sendo utilizado como único hospital da região, atendendo gratuitamente às populações de mais de 20 municípios do entorno.

Considerando os elevados custos do Hospital e, sobretudo, porque a prestação de serviço de saúde não faz parte de seu negócio, a Chesf vem em tratativas, há alguns anos, para transferir a unidade hospitalar ao Poder Público.

Com muito empenho, a Empresa conseguiu, em 2020, dar início à transferência da gestão, operação e custeio do HNAS.

De maneira responsável, para não prejudicar a população, os serviços do Hospital vêm sendo transferidos, na medida de 25% por trimestre, e, desde 01 de outubro de 2020, 75% das atividades do HNAS já foram efetivamente repassadas para o Poder Público.

No dia 31 de dezembro de 2020,  o HNAS será integralmente desvinculado da Chesf, desonerando a Companhia de custos que se aproximam de R$ 50 milhões por ano e que poderão ser investidos em seus negócios finalísticos.