Sign In

Batalha dos Guararapes

Comunicação Publicado em 29/09/2020

Alusão à emblemática expulsão dos holandeses, o Monumento aos Heróis da Batalha dos Guararapes, de autoria do artista plástico Francisco Brennand, será transferido da confluência das BR-232 e BR-101, no Curado, para a Via Mangue. E a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) vai patrocinar a restauração, que ficará a cargo da empresa Concrepoxi, com a Oficina Francisco Brennand garantindo a originalidade e a autenticidade integral da obra.

A iniciativa do MPF se deu devido a uma preocupação com a valorização da obra, visto que, no local onde está atualmente localizado, o monumento sofre com o abandono e o vandalismo. O evento ocorreu no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), quando foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), entre as partes envolvidas o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) a empresa Concrepoxi Engenharia Ltda, o Instituto Histórico Arqueológico e Geográfico de Pernambucano, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Oficina Francisco Brennand e Polícia Militar de Pernambuco com o compromisso de restaurar, requalificar e transferir de local o Monumento aos Heróis da Batalha de Guararapes, de autoria do artista plástico Francisco Brennand.

Presente no evento, superintendente de Relações Institucionais da Chesf, Marcelo Maia, enfatizou “a Chesf é uma das maiores parceira da cultura, das artes e da preservação histórica do Nordeste e do Brasil”.

Foto: André Schuler