Sign In

Chesf mantém vazão de Sobradinho a 1.700 m³/s

Sistema Chesf Publicado em 29/09/2020

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informa que, o Reservatório de Sobradinho encontra-se, na data de 27 de setembro,, com armazenamento de 67,95 %, afluência de 750 m3/s e defluência de 1.718 m3/s. A defluência de Sobradinho deverá ser mantida no patamar de 1.700 m3/s ao longo dos próximos 15 dias, podendo ser reavaliada a depender das condições hidrológicas da Bacia do São Francisco e das necessidades de atendimento energético ao Sistema Interligado Nacional – SIN.

A vazão atualmente praticada não ultrapassa a calha principal do rio e está dentro das condições normais de operação da usina de Sobradinho. No entanto, é importante salientar que, tendo em vista que o período úmido na Bacia do Rio São Francisco tem início no mês de novembro, deve ser fortemente evitada a ocupação desta calha principal pela população ribeirinha.

Geração de energia
Salientamos ainda que, quanto maior a defluência turbinada de uma usina, maior a sua produção de energia elétrica. Sobradinho possui 6 (seis) unidades geradoras (turbinas) com capacidade instalada total de 1.050 MW, correspondendo a uma vazão turbinada máxima de aproximadamente 4.100 m3/s. Para a vazão atualmente praticada de 1.700 m3/s, é possível utilizar 3 (três) turbinas, com uma geração média de 421 MW.

Foto: André Schuler