Sign In

Chesf investe R$ 90 milhões em planta híbrida

Inovação Publicado em 24/09/2020

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) investirá R$ 90,8 milhões no desenvolvimento de Planta Híbrida de geração de energia, combinando fontes renováveis e formando um sistema inteligente integrando às tecnologias eólica, solar e storage (armazenamento) potencializando o processo de geração de energia elétrica. A planta híbrida será instalada no município de Casa Nova (BA), no Parque Eólico da Chesf na região.

“O objetivo é a elaboração de um sistema inteligente de geração híbrida, apto à operação, manutenção estável e controle, com simuladores em tempo real para otimização de desempenho e capacidade de produção qualificada”, explicou José Bione, gerente da Assessoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (AEP). Ele disse, ainda, que a Planta está baseada em previsão temporal de horas, dias e meses da incidência de ventos e da irradiação solar.

A planta geradora eólica vai operar em condições reais, integrada a um sistema gerador fotovoltaico e com armazenamento de energia para equilíbrio do despacho, visando a qualidade e a estabilidade no fornecimento de energia de fontes renováveis. O conjunto também permitirá estudos efetivos de desempenho, de armazenamento de energia em períodos longos. “As tecnologias desenvolvidas serão constantemente testadas com ensaios, comissionamento e validação dos sistemas, e os resultados serão aplicáveis à melhoria de parques existentes ou aos parques em desenvolvimento, com a transferência do conhecimento gerado para as equipes da Chesf”, argumentou José Bione.

Com este projeto, a Chesf caminha para o modelo futuro de geração, onde as fontes de energias renováveis irão se integrar, trabalhando em conjunto para garantir o fornecimento, economicidade, segurança e sustentabilidade socioambiental.

Ilustração: Acervo Chesf