Sign In

Ceará lidera desligamentos de linhas no NE

Sistema Chesf Publicado em 09/09/2020

O Estado do Ceará teve em 2019 o maior número de casos de desligamento de linhas de transmissão em decorrência de queimadas de todo o Nordeste. Foram 59 episódios que geraram saídas de operação das linhas Chesf e afetaram o fornecimento de energia elétrica para toda a população e serviços essenciais, inclusive hospitais.

Como o período de maior incidência das queimadas é de agosto a novembro, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) reforçou a campanha contra queimadas nas rádios das regiões com maior incidência dos casos. É o caso dos municípios de Icó, Milagres, Banabuiú e Quixadá apresentaram os casos mais graves de queimadas.

"As queimadas são ilegais e é preciso haver uma conscientização sobre essa questão. O problema afeta toda a sociedade com a falta de energia elétrica, por isso é importante que a sociedade esteja em alerta", disse Narion Ranieri Cardoso, coordenador, na Chesf, das ações de combate às Queimadas.

Com o slogan "Queimadas só traz sofrência", jingle e informações contra as queimadas já estão nas rádios que alcançam as regiões com maior incidência de casos. Acesse o Portal www.chesf.gov.br e confira as peças da campanha.

Os casos de queimadas no Ceará, em geral, têm relação com fogo em roçados, que é ilegal e desaconselhada pelas autoridades ambientais. São verificados, também, casos em que o fogo começa no entorno das estradas, o que pode ser ocasionado por cigarros jogados acesos na pista.

Piauí e Maranhão
As linhas de transmissão nos estados do Maranhão e Piauí apresentaram, 13 desligamentos de agosto a novembro do ano passado. Também foi reforçada campanha de rádio nas regiões onde foram verificadas as maiores incidências de queimadas. Por se tratar, na maioria das vezes, de linhas de transmissão do sistema de interligação nacional (SIN), esses desligamentos prejudicam o fornecimento de energia elétrica não só para municípios como Caxias, Presidente Dutra e Timon (MA) e Teresina, Picos e Piripiri (PI), mas também podem ocasionar desligamentos de grandes proporções.