Sign In

Tecnologia em georreferenciamento na Chesf

Sistema Chesf Publicado em 08/09/2020

Equipamento mais preciso que o GPS de navegação para a localização de coordenadas de pontos em tempo real já está sendo usado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) para garantir melhor eficiência e precisão no acompanhamento contra invasão das áreas empresariais. É o RTK – Real Time Kinematic.

A tecnologia também é importante para os trabalhos de regularização fundiária, que necessita de avaliação precisa por onde as linhas de transmissão passam.

Os engenheiros Cartógrafos e Agrimensores do Departamento de Geotecnologia da Chesf testaram o novo equipamento que permite a localização de coordenadas de pontos com a exatidão de centímetros (aproximadamente 2cm), enquanto o GPS de navegação utilizado em carros e relógios chega de 5 a 10 metros.

“A área de geotecnologia é fundamental para a Companhia pois traz mudanças significativas nos processos de percepção das relações dos empreendimentos e do seu entorno, possibilitando entender a relação dos mesmos com o meio ambiente, com processos críticos, como os de invasão, assim como qualquer fenômeno que ocorra e esteja espacialmente relacionado com nossos ativos. A componente geográfica possibilita uma visão cognitiva, acelerando as tomadas de decisão e garantindo mais segurança durante o processo.", avaliou a gerente do Departamento, Valéria Carrazai.

Foto: Acervo Chesf