Sign In

Chesf terá nova plataforma solar no Cresp

Inovação Publicado em 11/08/2020

O Centro de Referência em Energia Solar de Petrolina, o Cresp, uma iniciativa da área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), com recursos aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), começou esta semana o desenvolvimento do projeto da Planta Tecnológica Solar.

Com investimento de R$ 25 milhões, esse projeto contempla o estudo de diversas tecnologias, como célula fotovoltaica orgânica (OPV), célula fotovoltaica heterojunção (HJT), silício amorfo (a-Si), silício cristalino bifacial, CIGS, telureto de cádmio (CdTe), entre outras. 

O objetivo é ampliar o conhecimento técnico-científico sobre as tecnologias mais apropriadas para aproveitamento comercial pela Chesf nessa área do semiárido nordestino.

“O Cresp é importante por permitir esses estudos aprofundados nas tecnologias, possibilitando que, num futuro próximo, a tecnologia mais adequada seja desenvolvida na própria Região”, disse José Bione, engenheiro responsável pela área de Inovação e Pesquisa & Desenvolvimento da Chesf.

Bione destacou a parceria da Chesf com as universidades federais e estadual no semi-árido Nordestino e a importante na troca de conhecimento e tecnologia com a Espanha, Alemanha e China, para que a região possa adquirir expertise “desse aglomerado de tecnologias” que estão sendo implantados nesta etapa de investimentos do Cresp.

O Cresp está localizado num perímetro destinado a projetos de irrigação de atuação da Codevasf, denominado de Ponta Sul, Lote Nº1, a 46km de Petrolina. O acesso é pela BR-122, percorrendo 33km, desde o núcleo urbano até o cruzamento com o canal de irrigação, que abastece projetos Pontal Norte e Pontal Sul.