Sign In

Notas Chesf Hoje

A Empresa Publicado em 13/04/2020

​Aqui, você encontra algumas das notas e documentos divulgados no Chesf Hoje para os empregados da Chesf.

***


DESTINAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA AO FUNDO ESTADUAL OU MUNICIPAL DE DEFESA DA CRIANÇA E ADOLESCENTE E AO FUNDO ESTADUAL OU MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA

 

Você sabia que ainda pode doar, isto é, destinar, parte de seu imposto de renda devido aos Fundos Estaduais ou Municipais de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e, agora também, aos Fundos Estaduais ou Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa? A doação poderá ser feita no momento de preencher a sua Declaração do Imposto de Renda 2020, diretamente no Programa da Receita Federal instalado no seu computador ou celular.



Para efeito de dedução, é possível doar aos Fundos até 3% (se realizada até dezembro de 2019 este percentual poderia ter sido de até 6%) do Imposto de Renda Devido, sem comprometer outras deduções como as relativas a dependentes, saúde, educação ou pensão alimentícia.



Esses Fundos, controlados pelos Conselhos de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e pelos Conselhos dos Direitos da Pessoa Idosa possuem Projetos Sociais cadastrados, aptos a receber a sua doação, e têm o objetivo de financiar Projetos e Ações Sociais para a promoção e a garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes e da Pessoa Idosa.



Os Fundos são responsáveis pelo repasse do dinheiro às Instituições mas, atenção, se a Instituição para a qual você doou diretamente não fizer parte de nenhum Fundo, essa doação não poderá ser deduzida do Imposto de Renda.



Para efetivar a doação, você deve preencher toda a sua Declaração e em seguida consultar a aba “Resumo da Declaração (Doações Diretamente na Declaração). O valor disponível para doação já vem calculado pelo Programa da Receita Federal. Só é possível fazer a doação quem fizer sua Declaração de Imposto de Renda por meio do modelo completo mas, mesmo se você tiver imposto a receber, restituir, você pode doar e você receberá um valor maior de devolução.



Para maiores informações, a Receita Federal disponibiliza em seu Portal esclarecimentos de dúvidas quanto a apresentação da Declaração do Imposto e sobre Doações aos Fundos Estaduais e Municipais de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa.



É importante lembrar que você não irá desembolsar nenhuma centavo a mais de Imposto, você vai Destinar o seu imposto para alguma instituição através de uma dos Fundos, Estadual ou Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e/ou a um Fundo Estadual ou Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Verifique onde a instituição que você quer doar tem projeto.



É importante lembrar, também, que caso você opte em destinar seu Imposto para um ou mais Fundos você irá emitir e pagar um DARF para cada Fundo.



Colabore, faça a sua doação voluntária aos Fundos Estaduais ou Municipais de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa do seu Estado!



Aos contribuintes do Estado de Pernambuco, confiram nos anexos, os roteiros de como proceder para efetuar a sua doação ao Fundo Estadual ou Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e, ao Fundo Estadual ou Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do Estado de Pernambuco.

Cartilha Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa
Cartilha Fundo Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
Cartaz Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

Cartaz Conselho Estadual Defesa Direitos da Criança e Adolescente