A Diretoria da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) realizou, nesta quinta-feira (2), o Go Live da Solução de Cyber Segurança, baseada na metodologia Zero Trust, para ampliação da proteção cibernética dos sistemas da Companhia.
Na abertura do evento, realizado de forma híbrida a partir da Sede da Companhia, no Recife, teve a participação dos diretores de Operação, João Henrique; Gestão Corporativa, Ilenildo Macena; e Financeiro, Jenner Guimarães, e do presidente Fabio Alves.
O superintendente de Tecnologia da Informação, Paulo Simões, traçou um histórico das melhorias na arquitetura de cyber segurança nos últimos anos, em especial às decorrentes da pandemia de Covid-19, em 2020.
“Naquele momento, enfrentamos um desafio com a ampliação da superfície de ataque com cerca de 2.000 empregados trabalhando de forma remota, e posteriormente quando do retorno desses empregados ao trabalho presencial que passou a exigir requisitos mais robustos dos recursos computacionais pela utilização massiva das ferramentas tecnológicas oferecidas e por consequência toda a necessidade de segurança cibernética. Toda essa necessidade levou ao desenvolvimento de um programa de segurança que envolveu projetos de virtualização do Firewall, segregação das redes corporativas e operacionais, (TI e TO) com disjunção entre elas, quando de alguma ocorrência impactar ou indisponibilizar serviços em qualquer dos lados", avaliou Paulo Simões.
O superintendente afirmou que também fez parte também do programa de segurança da informação, o upgrade das ferramentas cibernéticas da Empresa como um todo e por último a implantação da metodologia Zero Trust, para acesso remoto aos sistemas e recursos da empresa.”
Simões explicou em que consistia a metodologia Zero Trust, ressaltou todos os ganhos na substituição da tecnologia VPN e na agilidade e facilidade no uso da nova plataforma para acesso remoto.
Fotos: André Schuler