Sign In

Hub de Inovação apresenta resultados

Inovação Publicado em 27/01/2023

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) realizou, nesta quinta-feira (26), o evento híbrido (presencial e pelo Teams) "UmBUH: Uma Solução de Inovação Aberta e Corporativa no Setor de Energia", na sua Sede, no Recife, para apresentar a estrutura e ações do UmBUH HUB para o público da Companhia e sua importância para o ecossistema de inovação no setor de energia do Nordeste.

 

Na abertura do evento, o diretor de Regulação e Comercialização da Companhia, Roberto Pordeus, destacou o papel da Eletrobras Chesf na inovação nacional. "Temos 10 projetos em execução na carteira de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I), que mostra que estamos investindo forte e priorizando a inovação para alavancar os negócios da Empresa. Entre os projetos, está o UmBUH", afirmou Pordeus.

O HUB de Inovação é uma parceria entre a Eletrobras Chesf e o Instituto Nacional do Semiárido (INSA). No evento, a diretora Mônica Tejo explicou o papel do INSA como parceiro estratégico do HUB de Inovação.

 

UMBUH AndSchuler (50) copiar (FILEminimizer) (Copy).jpg

O gerente do Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Companhia, José Bione Filho, falou sobre a inovação e o setor energético no âmbito nacional e regional. "O HUB de Inovação tem o foco de atender especificamente o setor elétrico. E para isso houve a necessidade de uma construção, com muitas mãos, desse projeto para que pudéssemos fazer esse atendimento ao mercado de energia", explicou Bione.

 UMBUH AndSchuler (108) copiar (FILEminimizer) (Copy).jpg

A explanação sobre o UmBUH, o canal de inovação aberta da Companhia, foi feita pelo professor da Universidade Federal de Campina Grande, George Lira, que trouxe dados do cenário da inovação no Brasil, entre outros aspectos. Na ocasião, também serão apresentados os resultados alcançados em 2022 e os desafios para 2023. Além disso, os participantes assistiram apresentações das três, das quatro, startups contratadas. O evento contou com a presença de chesfianos, representantes das startaups, do INSA e de estudantes dos cursos técnicos de Eletrônica, Eletrotécnica e Refrigeração do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

 

UMBUH AndSchuler (124) copiar (FILEminimizer) (Copy).jpg

A 1ª Chamada de Inovação Aberta do UmBUH selecionou Startups e Empresas Inovadoras para o desenvolvimento de projetos que atendam aos desafios das seguintes áreas temáticas: Comercialização de Energia, Operação do Sistema Elétrico, Gestão de Ativos, Processos e Informação. O investimento final para esta chamada será de até 1 milhão de reais para atender aos desafios e as soluções mais promissoras receberão incentivos visando à obtenção de produtos finais para consumo da Chesf, assim como, posterior inserção no setor elétrico.

 

O Hub de Inovação foi criado em 2022 pela Companhia, com Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PAQTCPB), em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).


UMBUH AndSchuler (90) copiar (FILEminimizer) (Copy).jpg


Fotos: André Schuler


>