Sign In

Cachoeiras atraem visitantes

Sustentabilidade Publicado em 19/01/2023

A Eletrobras Chesf e a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Paulo Afonso (Setic) estiveram reunidas na tarde desta quarta-feira (18) para definir os procedimentos para liberação da visitação turística ao complexo hidrelétrico com a recente abertura do vertimento das cachoeiras de Paulo Afonso.

Representantes das duas entidades nivelaram protocolos de segurança e operacional para que turistas e cidadãos de Paulo Afonso, bem como empregados da empresa, possam aproveitar as belezas naturais das cachoeiras do São Francisco na região.

"A visitação é de grande valor para a sociedade e para a Chesf e deve ser realizada, com segurança, visando a preservar a integridade das pessoas e das instalações", afirma Mário Jorge, gerente da Divisão de Gestão Patrimonial e Regional de Paulo Afonso.

A Empresa e a Secretária definiram que a visitação fica limitada aos pontos permitidos: Dreno de Areia; Mirante do Bondinho e Ilha do Urubu. Do mesmo modo, será dividida em dois turnos, manhã e tarde, com uma hora de permanência para cada grupo de visitantes, dos dias de terça a domingo, iniciando a partir das 8h e encerrando às 11h, reabrindo às 13h e encerrando às 16h. Para empregados da Empresa a entrada é franca. Demais visitantes devem procurar a Secretaria de Turismo do Município.

O deslocamento aos pontos de visitação só pode ser feito através de carros de passeio, ônibus, micro-ônibus e vans, mediante prévio agendamento.

Mário Jorge destacou que a sinalização de segurança e locais proibidos está sendo reforçada, para alertar aos visitantes sobre locais de risco e áreas de passagem de animais silvestres.

"Temos uma preocupação forte com a segurança, das instalações e das pessoas. Em todos os pontos de visitação, haverá pessoa designada pela Eletrobras Chesf para observar o cumprimento das regras de circulação, a fim de preservar a segurança", reforçou Mário Jorge.


Fotos: Socorro Fernandes