Sign In

Companhia esclarece operação na Bahia

Sistema Chesf Publicado em 11/01/2023

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) avalia que a decisão proferida pelo Poder Judiciário de Jequié (BA) ocorreu sem oportunidade de que a Empresa prestasse qualquer esclarecimento prévio sobre os fatos ocorridos com as intensas chuvas dos dias 24 e 25 de dezembro na Bacia Hidrográfica do Rio de Contas. 

A Eletrobras Chesf entrará com recurso destacando que sua atuação no controle de cheia no Reservatório da Usina Hidrelétrica da Pedra, ocorrido nos dias 24 e 25 de dezembro de 2022, foi uma operação correta, obedecendo normas e diretrizes preestabelecidas.

Considerando as intensas chuvas ocorridas nos referidos dias e a necessidade de o reservatório permanecer com sua função de controle de cheias, como está ocorrendo neste momento, ainda em pleno período úmido, a Eletrobras Chesf vem esclarecendo a importância de todas as ações tomadas, que reduziu impactos para as populações que estavam antes e depois do reservatório.

Sem a operação correta do reservatório, a vazão para as comunidades a jusante da barragem teria chegado a 4.500 metros cúbicos por segundo, muito superior aos valores observados, com impactos maiores. Além disso, o vertimento realizado foi necessário para evitar que a barragem entrasse em estado de emergência.