Sign In

Bacias do Nordeste iniciam período chuvoso

Sistema Chesf Publicado em 10/11/2022

Durante o período úmido de 2021, as chuvas intensas garantiram o enchimento dos reservatórios da Eletrobras Chesf nas bacias dos rios São Francisco (Sobradinho e Itaparica) e Parnaíba (Boa Esperança), onde a Companhia possui usinas instaladas. O resultado foi um período seco de tranquilidade e segurança hídrica e de geração de energia, chegando ao início deste mês de novembro com os reservatórios nas seguintes condições de volume útil na data de 8/11: Bacia do São Francisco: Sobradinho (63,05%) e Itaparica (84,41%); Bacia do Rio Parnaíba: Boa Esperança (39,71%). Na Bacia do Rio Contas, reservatório da Pedra com armazenamento de 44,79%.

A Chesf alerta que, em novembro, se iniciou o período úmido da temporada 2022-23, com a expectativa da volta de chuvas nas regiões referidas, demandando possivelmente a prática de defluências mais elevadas no decorrer do citado período, procedimento normal para a época, que requer atenção com a segurança das populações ribeirinhas a jusante dos reservatórios. Neste sentido, é importante evitar a ocupação das áreas de calha dos rios.

O procedimento de apenas praticar aumento dos valores de descargas de modo gradual, de acordo com as regras operativas pré-estabelecidas, precedido de aviso com a possível antecedência para a adoção das providências cabíveis pelas entidades atuantes na região, visa minimizar os impactos sobre a população, seja na zona rural, com culturas de vazante, seja nas cidades, com barracas, bares, habitações diversas e até mesmo construções mais elaboradas, como também sobre as atividades produtivas desenvolvidas na área dos reservatórios.


Foto: André Schuler