Sign In

Eletrobras Chesf recomendada para ISO 55001

Sistema Chesf Publicado em 04/11/2022

Em outubro, após auditoria externa realizada pela Fundação Vanzolini, a Eletrobras Chesf foi recomendada para Certificação na Norma ISO 55001, sem registro de nenhuma não conformidade, relativa ao escopo "Gestão do Portfólio de Ativos de Transmissão e Geração de Energia Elétrica operados e mantidos pela Companhia, considerando as subestações, linhas de transmissão e parques de geração hidráulica, eólica e solar, incluindo os sistemas de automação, proteção e telecomunicações". A Companhia é uma das primeiras empresas do Setor Elétrico e a primeira do Grupo Eletrobras a obter esta Certificação.

 

A auditoria foi abrangente, permeando todas as diretorias, englobando todos os processos do ciclo de vida dos ativos da transmissão e da geração da Companhia, desde a decisão e implantação de um empreendimento, passando pelas etapas de aquisição, O&M, financeira/contábil, atendimentos regulatórios e aferição de receitas.

 

Diversos pontos fortes foram constatados, com destaque para o compromisso da alta direção, para a gestão de riscos, a maturidade da informação documentada e o engajamento das equipes, dentre outros.

 

"Desenvolvemos um Sistema de Gestão de Ativos, conhecido internamente na Chesf como SGAT, fruto de trabalho intenso e maduro realizado ao longo de quase três anos pelos próprios empregados. O resultado obtido foi gratificante para todos que participaram dessa implantação", enfatizou o superintendente de Manutenção, Leonardo Heredia, representante da Diretoria na Norma ISO 55001 da Eletrobras Chesf.


Encerramento Auditoria Fundação Vanzolin AndSchuler2.jpg

 

O processo de implantação do SGAT foi iniciado em janeiro de 2020 e contemplou o estabelecimento de diversos grupos de trabalhos divididos por processos, envolvendo um forte programa de treinamentos para mais de 1000 empregados de todas as diretorias.

 

"Esse resultado somente foi possível graças à integração de todas as diretorias da Empresa. A Eletrobras Chesf possui forte tradição na implantação de sistemas de gestão, tendo obtido certificações desde a década de 1990, em diversas normas. Essa implantação e certificação na Norma ISO 55001, sendo a primeira das Empresas Eletrobras, é muito representativa para essa nova fase do grupo", afirmou o diretor de Regulação e Comercialização, Roberto Pordeus.

 

"A implantação do SGAT já vem trazendo resultados consistentes para a Eletrobras Chesf, como verificamos nas reuniões periódicas de acompanhamento, com a participação da Diretoria, colocando a Empresa em outro patamar de gestão. A recomendação da certificação pela Fundação Vanzolini reforça que estamos aprimorando nossos processos e, cada vez mais, preparados para o próximo ciclo de revisão tarifária que contribuirá para o aumento da receita da Companhia e, sobretudo, considerando que os investimentos realizados nos últimos anos foram ampliados significativamente", ressaltou o diretor de Operação, João Henrique Franklin.


Fotos: André Schuler