Sign In

Chesf no combate a queimadas 2022

Comunicação Publicado em 06/09/2022


No mês de agosto, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) concluiu reuniões com os grupos de trabalho de combate às queimadas, nos estados de Alagoas e de Pernambuco, em parceria com as empresas distribuidoras Equatorial (AL) e Neoenergia (PE); os órgãos ambientais Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH); os sindicatos Sindaçúcar (AL/SE/PE) e as Associações de Fornecedores de Cana (AFCP).

 

Na pauta das reuniões foram discutidas estratégias e definidos Planos de Ação que serão implantados no decorrer das campanhas de combate às queimadas em áreas de canaviais, sob as linhas de transmissão e próximas às subestações, nos estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe, no período de safra 2022/2023. 


Desde janeiro, após inspeções aéreas, equipes da Chesf e contratadas estão focadas na execução dos serviços de controle de vegetação e limpeza das faixas de servidão sob as linhas de transmissão, no sentido de mitigar riscos de queimadas. Neste mês de setembro, com o início da safra 2022/2023, serão realizadas inspeções aéreas para mapeamento dos canaviais sob as linhas de transmissão.


 Reunião-Queimadas-2022.jpeg


De acordo com Narion Ranieri, engenheiro da área de Manutenção de Linhas de Transmissão, ano após ano, o número de desligamentos por queimadas nas linhas da Chesf vem diminuindo gradativamente e, para que isso ocorra, tem se investido na contratação de diversas empresas com o objetivo de controlar da vegetação. Além disso, com apoio de técnicos próprios e prestadores de serviços, são realizadas campanhas educativas presenciais e via rádio para sensibilizar e conscientizar a população situada próxima às linhas, no sentido de não realizar queimadas em faixas de servidão, alertando sobre os impactos das queimadas à sociedade. "Chamamos a atenção, ainda, que tais práticas constituem crime previsto em lei, em caso de desligamentos de linhas ou subestações", enfatiza.

 

O serviço de limpeza de faixa é um trabalho periódico e varia a depender da região e do porte da vegetação sob as linhas e das licenças de operação. O mapeamento da vegetação é feito a partir das inspeções prévias, e o seu controle é realizado mediante programação e execução da limpeza, informou Ranieri.


Fotos: Capa/AndSchuler e Interna/Acervo Chesf