A Companhia Hidro Eletrica do São Francisco (Chesf) tem o compromisso de manter a excelência nos procedimentos técnicos e operacionais e garantir a manutenção do fornecimento energético com o mínimo de ocorrências causadas por erro humano. Todos os anos, é reforçada a Campanha de Prevenção ao Desligamento por Erro Humano (DEH), e neste ano, um case de sucesso se estabeleceu com o “Departamento Regional de Recife registrando zero ocorrências, no primeiro semestre de 2022”, destaca Leonardo Dominice, gerente da área de Análise de Desempenho da Operação.
A prevenção para evitar o DEH se insere dentro das Melhorias da Cultura de Segurança na Chesf. Na Diretoria de Operação, o Programa CuidanDO, que tem o objetivo de “preservar os ativos da Companhia (empregados, equipamentos e sistemas associados), fortalecendo a cultura de segurança e estimulando o desenvolvimento de ações preventivas”, se integra plenamente a esse processo. No Departamento Regional de Recife, o amadurecimento gradual dessa cultura vem se refletindo na evolução dos indicadores acompanhados pela Empresa, tais como, diminuição dos Desligamentos por Erro Humano e acidentes do trabalho.
Dentre das ações estruturadas desde 2021, no âmbito do Departamento Regional, estão a prática de reuniões mensais, tais como o “CuidanDO DONR“ que é um desdobramento do CuidanDO coordenado pela Diretoria de Operação, onde são tratados diversos aspectos do planejamento de intervenções em linhas de transmissão, subestação e sistemas de proteção; registro e tratamento de incidentes; desligamento por erro humano; entre outros. Além de reuniões de análise semanal dos planejamentos executivos para avaliação dos riscos nas intervenções e suas medidas de bloqueio envolvendo as superintendências de Gestão da Manutenção do Sistema e de Telecomunicação, Proteção e Automação.
“Fazemos, ainda, a divulgação de boas práticas que têm melhorado as condições de segurança no trabalho nas subestações e linhas de transmissão”, afirmou Gilvan Ferreira, gerente do Departamento Regional de Recife. Ele destaca a importância da reciclagem de treinamentos em segurança realizados periodicamente onde foram atingidos 100% do público alvo, composto por operadores, gerentes e líderes de processos, incluindo capacitações legais obrigatórias, e outras do Programa Energia, Segurança e Saúde Ocupacional - Risk Factor e Observação Comportamental. “A Observação Comportamental já está sendo implantada pioneiramente em algumas subestações sob nossa gestão”, complementou.
Foto: Filipe Rocha