Desde a construção da sua primeira usina hidrelétrica, Paulo Afonso I, inaugurada em 1955, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) destaca-se pela realização de suas obras de engenharia com máxima segurança para a sociedade brasileira.
As barragens, as usinas e os diques foram projetados e construídos utilizando as melhores técnicas de engenharia e materiais para assegurar a confiabilidade e a segurança de suas estruturas.
A Eletrobras Chesf mantém uma rotina de monitoramento bem estabelecida, realizando leituras permanentes dos instrumentos que medem o comportamento das estruturas ao longo do tempo para efetuar análises minuciosas de desempenho de engenharia. Essas análises permitem assegurar a classificação das barragens, de acordo com a regulamentação vigente, como categoria de risco baixo.
A Companhia desenvolve criterioso plano de manutenção, adotando procedimentos periódicos e apropriados para cada estrutura, de modo a garantir a plena condição de segurança das barragens, atendendo às exigências legais e regulatórias.
A Lei 12.334/2010 estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens destinadas à acumulação de água para quaisquer usos, à disposição final ou temporária de rejeitos e à acumulação de resíduos industriais, cria o Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens e altera a redação do art. 35 da Lei no 9.433, de 8 de janeiro de 1997, e do art. 4o da Lei no 9.984, de 17de julho de 2000.
A Segurança é um valor da Eletrobras Chesf!
Para assuntos relacionados à Segurança de Barragens na Chesf, entre em contato por meio do e-mail barragens@chesf.com.br
Confira a série de vídeos animados com informações relevantes sobre a Segurança de Barragens da Companhia.
Clique na imagem abaixo para acessar os vídeos.
Piranhas atua em emergência de barragem
Fiscalização intensificada nas áreas de risco
2021
2020
Publicações sobre o assunto, também, podem ser acompanhadas nas Redes Sociais oficiais da ChesfFacebook