Sign In

Chesf e Voltalia se reúnem no RN

Sistema Chesf Publicado em 19/02/2020

O Parque Eólico VamCruz, localizado na Serra do Mel, no Rio Grande do Norte, recebeu Visita Técnica da diretoria da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), nos dias 18 e 19/02. A Chesf é sócia minoritária dessa Sociedade de Propósito Específico – SPE, junto com a francesa Voltalia. 


VamCruz tem capacidade instalada de 93MW num dos estados brasileiros de maior produção de energia elétrica pela força dos ventos. Durante a visita, foram avaliados o bom desempenho dos parques eólicos e as possibilidades de investimentos futuros.


Estudo meteorológico apresentado durante a Visita Técnica demonstra que apesar dos anos de ventos menos intensos, o Brasil, e em especial esta região do Rio Grande do Norte, tem regularidade de ventos bastante positiva, comparada a empreendimentos da Voltalia em outros Países, como explicou um dos diretores da VamCruz, Amaury Neto, da Voltalia.


O diretor representante da Chesf na VamCruz, Maurício Carneiro Leão, mostrou oportunidades futuras de investimentos.


A redução dos ventos verificada no ano passado, e prevista também para 2020, resulta de condições climatológicas que, por outro lado, melhoram a condição hídrica no Nordeste, que hoje conta com situação de maior capacidade de armazenamento de água nos seus reservatórios.


“A diversificação da matriz energética é importante para garantir mais energia para a demanda do País, aproveitando ao máximo as fontes de energia. E a eólica tem essa característica de complementaridade com a geração hídrica”, declarou o diretor de Operação, João Henrique Franklin.


Participaram da visita os diretores da Chesf João Henrique Franklin (Operação), Jenner Guimarães (Econômico-Financeiro) e Roberto Pordeus (Engenharia e Construção). 


Da Voltalia, estavam os diretores Robert Klein (Country Manager), Nicolas Dupaquier (Construção América Latina), Henri-François Prat (Head of Construction) e Amaury Neto (Asset Diretor), entre outros representantes.


Imagens: Tatiana Learth