Sign In

Jirau bate recorde de geração em janeiro

Sistema Chesf Publicado em 19/02/2020

A Usina Hidrelétrica Jirau, da qual a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) detém 20% de participação societária, bateu recorde e contribuiu com 3.540,64 MW do total de 68.206,46 MW médios produzidos no Brasil, nesse mês de janeiro. O resultado equivale à maior geração mensal da história da usina e representa 5,2% de toda a energia do país no período.


Os dados, fornecidos pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), colocam Jirau em posição de destaque como a 3ª maior geradora do país – atrás de Itaipu Binacional e da UHE Belo Monte.


A marca é a melhor já registrada em um mês de janeiro e combina o volume de produção de energia com o de água usado para movimentar as unidades geradoras. Durante todo o período, as 50 unidades geradoras disponíveis estavam em funcionamento.


Cada uma das 50 turbinas da UHE pode produzir até 75 MW, somando uma capacidade instalada de 3.750 MW, total suficiente para atender ao consumo de mais de 10 milhões de residências, o equivalente a aproximadamente 40 milhões de pessoas.


UHE Jirau


Situada em Porto Velho (RO), a usina é administrada pela Energia Sustentável do Brasil S.A. (ESBR), que tem como acionistas, além da Chesf (20%), as empresas Engie Suez (40%), CGT Eletrosul (20%) e Mizha (20%).


Foto: ESBR / Divulgação